sábado, 26 de maio de 2012

RATO-DO-CAMPO

Nome científico: Apodemus sylvaticus



CARATERÍSTICAS FÍSICAS:

 O seu dorso é de tom pardo-amarelado, com alguns veios avermelhados, e o ventre é branco-acinzentado. As suas orelhas são grandes e sobressaem de modo conspícuo da pelagem; os olhos redondos, grandes e negros são muito proeminentes; as patas posteriores são, comparativamente ao resto do corpo, muito grandes, sendo o comprimento do pé nunca inferior a 1,6 cm.
O comprimento do seu corpo varia entre 7,6 e 11,2 cm, sendo a cauda tão comprida como a cabeça mais o corpo. Esta é desprovida de pelo e possui 130 a 180 anéis. O peso médio deste animal varia entre 25 e 40 g.


REGIME ALIMENTAR:

O seu regime alimentar é muito variado, podendo considerar-se uma espécie omnívora e oportunista, consumindo aquilo que, em determinado momento, é mais acessível ou abundante. Geralmente a base da sua dieta são bagas, frutos, sementes (castanhas, bolotas, pinhões, etc.), podendo consumir também caracóis, minhocas e insetos.


HABITAT:

O rato-do-campo encontra-se em todo o território, ocupando uma diversidade de habitats, que inclui praticamente todo o tipo de bosques, zonas de mato, sistemas dunares, pradarias de erva alta, áreas agrícolas e até zonas suburbanas.
Normalmente escava a própria toca, que é pouco profunda, possuindo uma entrada, uma câmara para o ninho e outra para armazenar comida.

REPRODUÇÃO:

Em zonas mais frias, a reprodução decorre nas estações mais quentes, normalmente entre março e setembro. No entanto, em zonas com maior influência mediterrânica reproduz-se praticamente ao longo de todo o ano.
A gestação dura entre 25 e 26 dias e durante o período reprodutor anual uma fêmea pode produzir três ninhadas, que variam normalmente entre 4 e 7 crias. Estas nascem cegas e sem pelo, mas desenvolvem-se rapidamente. O desmame ocorre passados 21 dias e alcançam a maturidade sexual ao fim de poucas semanas. Os cuidados parentais são prestados exclusivamente pela fêmea, que pode iniciar uma nova gestação logo após o nascimento de uma ninhada. Vivem geralmente entre 18 e 20 meses.

CURIOSIDADES:

Os seus principais predadores são carnívoros de pequeno e médio porte, com destaque para a gineta (Genetta genetta). Fazem também parte da dieta de diversas aves de rapina e algumas cobras.
Durante as noites de lua cheia, tanto o nível de atividade como os deslocamentos são mais reduzidos, o que pode ser interpretado como um mecanismo de defesa anti predadores. Há também algumas evidências que apontam para o facto desta espécie se orientar pelo campo magnético.
Esta espécie é dificilmente observável, devido aos seus hábitos noturnos e ao seu caráter esquivo. Uma vez que muitas vezes se desloca aos saltos, as suas pegadas ocorrem em grupos de 4.
Os seus dejetos são pequenos, cilíndricos, de coloração castanho-clara e medem cerca de 0,4 cm de comprimento.
É portador de diversos agentes patogénicos, mas não é considerado um fator de ameaça para animais domésticos ou para a saúde pública, contudo todo o cuidado é pouco, devendo-se ter especial atenção à ingestão de alimentos que tenham estado em contacto com este animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário