terça-feira, 16 de abril de 2013

PLÁTANO

NOME CIENTÍFICO: Platanus hybrida Brot.

 

Caraterísticas Gerais:

Podem atingir mais de 30 metros de altura. A casca, com as suas manchas e as folhas simples, com 12 a 15 cm de comprimento e 2 a 5 lóbulos profundos, muito semelhantes às folhas da videira, são caraterísticas vincadas desta espécie.
Isolado dá lugar a uma árvore de copa muito desenvolvida, com muitos ramos e um tronco curto e grosso (tom verde acinzentado)


ÉPOCA DE Floração:

Maio.

FRUTO:

Designados por aquénios, normalmente agrupam-se dois a dois por cada ramo, apresentando coloração castanha no outono.

Habitat:

Desenvolve-se melhor em solos frescos e profundos.

Distribuição:

 Não tendo uma distribuição preferencial, é muito frequente na proximidade dos rios.

 Aplicações:

A madeira do plátano é dura e muito resistente, sendo muito parecida com a da faia. Esta madeira, pardo-amarelada é utilizada em marcenaria e carpintaria, sendo também um bom combustível.
Como esta árvore tem o tronco esverdeado e uma copa muito ampla, é considerada das me­lhores árvores no combate à poluição do ar citadino. Por isso foi uma árvore muito plantada na cidade de Londres, quando ali se deu início, há décadas, ao combate ao conhecido “smog”, nevoeiro londrino.
A sua madeira é usada na produção de lenha, pisos, paredes, construção civil, cabos de ferramentas, puxadores e espelhos de luz, artesanato e móveis.
Entre as qualidades do plátano destaca-se a flexibilidade.

 Curiosidades:

Os plátanos vivem intensamente as estações do ano. Na primavera, ficam cheios de rebentos e folhas novas (verde claro), no verão os plátanos ficam frondosos e cheios, oferecendo uma sombra muito agradável, no outono, as folhas tornam-se totalmente amarelas e no inverno perdem toda a folhagem ficando totalmente despidos apenas com o tronco e os ramos, por isso é uma árvore de folha caduca.
Por aguentarem bastante bem a poluição são uma boa escolha para se plantar nas cidades.
Há quem diga que a sua madeira é de excelente sonoridade e que o famoso violino “Stradivarius” foi construído com a madeira destas plantas.


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário