sábado, 26 de maio de 2012

SALAMANDRA-DE-PINTAS-AMARELAS

 Nome científico: Salamandra salamandra

CARATERÍSTICAS FÍSICAS:
A salamandra apresenta o corpo revestido por pele lisa e brilhante, preta com manchas amarelas em número variável. Podem também ter pontuações vermelhas. A cabeça grande e aplanada, de contorno arredondado. Glândulas parótidas grandes e com poros escuros bem visíveis, olhos relativamente proeminentes, em posição lateral. Corpo robusto com sulcos nos flancos e uma fileira de poros glandulares em cada lado da linha média vertebral.
O comprimento do corpo deste animal varia entre 14 e 17 cm, embora raramente possa ultrapassar os 20 cm. As fêmeas podem ser maiores do que os machos, mais robustas e com a cauda proporcionalmente mais curta.
REGIME ALIMENTAR:
A alimentação desta espécie é constituída por invertebrados terrestres. As larvas são muito vorazes e alimentam-se de insetos aquáticos, crustáceos, pequenos vermes e larvas de outros anfíbios ou mesmo da mesma espécie.


HABITAT:

A salamandra habita preferencialmente zonas montanhosas, húmidas e sombrias, com elevada precipitação anual, como bosques caducifólios próximos de ribeiros ou charcos.

REPRODUÇÃO:

O período reprodutivo ocorre de setembro a maio. O acasalamento ocorre em terra. É uma espécie ovovivípara que deposita diretamente as larvas (20 a 40) no meio aquático e, algumas populações chegam a depositar os juvenis já metamorfoseados. A metamorfose dura entre dois e 6 meses. Os juvenis, com coloração já semelhante à dos adultos, são menos sedentários, podendo realizar deslocações consideráveis. A Maturidade sexual é atingida aos 3, 4 anos e a longevidade conhecida na natureza é de 20 anos, embora, em cativeiro possa viver até 50 anos.

CURIOSIDADES:
A salamandra é um animal de hábitos noturnos, sedentários e totalmente terrestres, procurando meios aquáticos apenas para depositar as larvas. A sua atividade anual está concentrada apenas nos períodos mais húmidos. Apresenta locomoção lenta, pelo que é uma das espécies mais atropeladas.
Certos mitos apontam erradamente que elas viverem no fogo, que é o primeiro animal a comer os mortos, que por onde passa, queima as plantas, etc...Não acreditem.
Fonte: charcoscomvida.org

Sem comentários:

Enviar um comentário