quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BICHO-PAU


Nome científico: Ctenomorpha chronus

CARATERÍSTICAS FÍSICAS:

Os insetos da ordem Phasmatodea são popularmente denominados bicho-pau, por apresentarem uma incrível similaridade com fragmentos de madeira/pequenos ramos/folhagem.
Este animal adapta-se de forma brilhante ao universo da Natureza, valendo-se da camuflagem para passar despercebido a tudo e todos.
Sendo um animal inofensivo, ele defende-se das ameaças permanecendo muito tempo imobilizado no galho de um arbusto. Movimenta-se de forma muito lenta, procurando escapar aos seus predadores, especialmente as aves.
Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos voos


REGIME ALIMENTAR:

O bicho-pau é um animal herbívoro, alimentando-se de ervas, folhagens e rebentos.


HABITAT:

O seu meio ambiente natural são bosques/florestas, nas quais são encontrados entre as folhas da vegetação local.


REPRODUÇÃO:

A reprodução destes animais pode ser sexuada ou assexuada. Um embrião é gerado sem que se recorra à fertilização.
O bicho-pau é um animal ovíparo; os seus ovos são lançados pela fêmea em várias direções, permitindo que os recém-nascidos possam espalhar-se por uma  mais vasta região e longe da progenitora.
Estes ovos são semelhantes a germes, posicionados casualmente na terra. As mães não escolhem intencionalmente os locais onde os colocam, largando-os  simplesmente na terra.
O desenvolvimento do novo ser é muito lento (100 a 150 dias). A partir deste momento o bicho-pau é denominado de ninfa e apresenta um aspeto físico similar ao do adulto. Logo depois da saída do ovo ele já ultrapassa o tamanho do casulo que lhe serviu de refúgio.

CURIOSIDADES:

Este animal produz uma substância leitosa e repulsiva, que afasta os predadores, e também apresenta o dom de restabelecer os membros eliminados.
O facto de se mover por oscilações, leva a que muitas vezes seja confundido com uma folha balançando ao vento.
Os insetos do sexo masculino vivem cerca de 18 meses, enquanto os do sexo feminino sobrevivem por mais ou menos 30 meses.

ELES ANDAM AÍ. VAMOS ESTAR MAIS ATENTOS PARA OS CONSEGUIRMOS OBSERVAR.







Sem comentários:

Enviar um comentário