quinta-feira, 30 de agosto de 2012

GINETA

Nome científico: Genetta  genetta



CARATERÍSTICAS FÍSICAS:

Pelo seu aspeto exterior, a gineta assemelha-se a um gato grande de pelo amarelado a grisáceo salpicado de manchas negras no corpo e faixas transversais na cauda, que tem o pelo mais longo. O corpo pode chegar aos 55-60 centímetros, comprimento igual ou superior ao da cauda. A altura na cernelha é de 20 centímetros, e o peso oscila entre 1,2 e 2,5 quilogramas.


REGIME ALIMENTAR:

As ginetas são predadores noturnos que vivem e caçam de forma solitária, ainda que tolerem a presença de outros indivíduos da mesma espécie nas redondezas. Ocasionalmente, as fêmeas colaboram na caça com as suas crias mais desenvolvidas ou algum macho.
Alimentam-se de insetos, mamíferos pequenos, lagartos e aves; por vezes ingerem também frutos, em especial figos.
HABITAT:

Vivem tanto em bosques como em campo aberto, e trepam bastante bem. Adaptam-se com facilidade a todos os tipos de meios graças à sua reduzida especialização. São muito semelhantes aos miácidos, os primeiros carnívoros que apareceram no Eoceno e deram lugar a todos os grupos atuais. As povoações europeias parecem estar a desenvolver uma cada vez maior resistência ao frio.
REPRODUÇÃO:

As fêmeas parem 2 ou 3 crias por ninhada numa concavidade de uma árvore, e atingem a maioridade com um ano de idade. Em liberdade vivem cerca de 10 anos, mas em cativeiro chegam aos 20.


CURIOSIDADES:

A sua principal ameaça são algumas aves de rapina que procuram fazer da gineta a sua refeição.
No norte de África são frequentemente domesticadas nas zonas rurais, onde, tal como os gatos, livram as casas de pequenos animais.


Sem comentários:

Enviar um comentário