terça-feira, 16 de abril de 2013

MIMOSA


NOME CIENTÍFICO: Acacia dealbata Link.

Caraterísticas Gerais:

A mimosa é um arbusto elevado ou árvore que pode ultrapassar os 30 metros de altura, sempre-verde, sem espinhos e de copa oval. O seu tronco é mais ou menos direito e possui ramificação aberta. A casca é lisa, de cor cinzento-esverdeado, dura e gretada na base dos troncos mais velhos, sendo lisa e mais clara nos troncos de exemplares mais jovens. As folhas da mimosa são são compostas, com 6 a 10 cm de comprimento e 10 a 25 pares de divisões.

 
ÉPOCA DE FLORAÇÃO:

De janeiro a abril.

FRUTO:

O fruto é uma vagem seca, achatada, ligeiramente curvada, lisa, de cor acinzentada, parecida com a vagem das ervilhas.

HABITAT:

Frequente em terrenos frescos ou margens de cursos de água. Zonas florestais montanhosas e áreas adjacentes a vias de comunicação.

DISTRIBUIÇÃO:

Disseminada por todo o país.

APLICAÇÕES:

É uma planta rica em taninos, sendo por isso utilizada para curtir peles. A madeira tem uma cor que varia de avermelhado a rosado. É utilizada na Tasmânia para o fabrico de polpa de madeira. Também se utiliza para fabricar peças em madeira, tacos de sapatos, aparas, sendo a pior das acácias para combustível. As suas flores são usadas em perfumaria.

CURIOSIDADES:

Esta espécie foi introduzida em Portugal nos meados do séc. XIX, para fins ornamentais e fixação dos solos, tornando-se subespontânea e invasora de inúmeros locais, particularmente depois dos incêndios. É considerada como invasora no Decreto-Lei nº 565/99, o qual proíbe a comercialização, o cultivo, o transporte, a exploração económica e a utilização como planta ornamental. O seu carácter invasor deve-se ao facto de se propagarem facilmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário