sábado, 18 de maio de 2013

CASTANHEIRO


NOME CIENTÍFICO: Castanea sativa Miller.

Caraterísticas Gerais:

É uma árvore de grandes dimensões que atinge 20 a 30 metros de altura (por vezes mais) e de folha caduca. Regra geral de grande porte, com um tronco espesso e uma copa semiesférica, mais ou menos alongada. O tronco é liso nos primeiros 10 - 15 anos, mas a casca rapidamente se fendilha criando linhas pouco profundas que, com o envelhecimento das árvores, faz com que o tronco mais pareça estar torcido, adquirindo uma coloração castanho-escura.
As folhas são verdes brilhantes, caducas e simples, em forma de lança e dentadas (com a margem das folhas com pequenos dentes) e estão dispostas alternadamente sobre os ramos. O comprimento é variável, atingindo 10 a 25 centímetros de comprimento e mais de 5 centímetros de largura.

ÉPOCA DE Floração:

Floresce de março a junho.

FRUTO:

O desenvolvimento dos frutos dá-se no interior de um invólucro espinhoso - ouriço. Em cada ouriço desenvolvem-se normalmente três castanhas de forma cónica mais ou menos achatada. A partir do início de Outubro os ouriços abrem e libertam as castanhas que caem no chão.

Habitat:

Adapta-se facilmente a diversos tipos de clima e altitude ocorrendo desde altitudes baixas até ao cimo das montanhas, apesar de haver uma preferência por altitudes entre os 400 e 1000 metros (por vezes mais), clima ameno e solos ligeiramente ácidos.

Distribuição:

O Castanheiro europeu ocorre por toda a Europa do Sul (de Portugal e Espanha à Grécia, podendo a Norte ser encontrado em Inglaterra e País de Gales ou Alemanha, para além de todo o norte de França.

Aplicações:

A esta espécie é reconhecida a qualidade da madeira e caraterísticas únicas dos seus frutos muito utilizados na culinária e confeitaria, produção de farinhas de rações pelas suas qualidades nutritivas. Nas regiões de produção é um importante alimento, quer para pessoas quer para animais.
A madeira tem inúmeras aplicações em cestaria, toneis e mobiliário mas também na construção para soalhos, portas e revestimentos. Tem o inconveniente de poder fendilhar quando seca.

Curiosidades:

Do pé das folhas saem durante a época de floração, os amentilhos (cachos de flores amarelas), que parecem iluminar a árvore, razão porque em algumas zonas do país lhes chamam candeias.
Permite o desenvolvimento de alguns cogumelos comestíveis conhecidos sob as suas copas, tirando a própria árvore algum benefício de algumas destas espécies. Refira-se que nem todas são comestíveis pelo que a sua recolha só deverá ser feita por quem os conheça bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário