sábado, 18 de maio de 2013

LOUREIRO


NOME CIENTÍFICO: Laurus nobilis L.
Caraterísticas Gerais:

Pode atingir 10 a 15 metros de altura. De copa ovada, densa e irregular. O tronco é revestido por uma casca fina, normalmente lisa de cor cinzento-escuro a negro.
As suas folhas são inteiras, lanceoladas com margens onduladas e as nervuras basais avermelhadas. A página superior é verde escura e verde amarelada na página inferior. Quando esmagadas libertam um aroma muito agradável, daí a sua utilização na culinária.

ÉPOCA DE Floração:

De fevereiro a maio. As suas flores são amarelo-claras com 4 peças petaloides e 8-12 estames

FRUTO:

Bagas lustrosas, arredondadas, de cor verde, tornando-se negras quando maduras.

Habitat:

Tolerante quanto ao tipo de solo, tendo preferência, no entanto, por solos húmidos, soltos e férteis, de locais sombrios sem geadas prolongadas.

Distribuição:

A nível nacional ocorre sobretudo na parte Oeste do Norte e Centro, sendo cultivado em muitas regiões da Europa – região mediterrânica.

Aplicações:

As suas folhas têm uso culinário e medicinal (reconfortante estomacal, regulador do ciclo menstrual, reumatismo).
Uso ornamental.

Curiosidades:

Esta planta não vive muito além de 100 anos.
As folhas podem ser utilizadas verdes ou secas, contudo não deve passar mais de um ano depois de colhidas, pois perdem o seu aroma. Desde a Antiguidade é utilizado para distinguir os méritos individuais por meio da atribuição de coroas de louros aos atletas vencedores, etc… Ajuda a proteger as plantas circundantes de insetos.
Não se dá bem com excessiva exposição marítima. É uma árvore altamente resistente a pragas e doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário