sábado, 18 de maio de 2013

SABUGUEIRO


NOME CIENTÍFICO: Sambucus nigra L.

Caraterísticas Gerais:

Arbusto ou pequena árvore que pode atingir 10 metros de altura. De copa densa, muito ramificada, apresentando ramos vigorosos e eretos a partir da base do tronco que é revestido por uma casca fortemente sulcada, de cor castanho-acinzentada. As folhas são opostas, compostas por 5 a 9 folíolos dentados.

ÉPOCA DE Floração:

Entre março e agosto.

FRUTO:

Baga carnuda e globosa, primeiro vermelho passando depois a preto.

Habitat:

Ocorre em bosques húmidos, sebes e terrenos abandonados.

Distribuição:

Europa, excetuando o extremo norte, noroeste da África e sudoeste da Ásia. Em Portugal ocorre em todo o território exceto no extremo sul.

Aplicações:

Na gastronomia (em doces), tintureira (usada na coloração do vinho e em tecidos), repelente de vertebrados, medicinal (aparelho respiratório, digestivo, contra diarreias e queimaduras bem como tratamento para diabéticos), também medicinal para o gado.

Curiosidades:

As suas flores de odor e sabor agradável são comestíveis ao contrário das folhas e ramos que são venenosos. Antigamente preparava-se com elas uma água destilada a que se atribuíam propriedades calmantes.
As flores são atrativas para os insetos e as bagas para os pássaros, desviando-os de árvores fruteiras. Boa planta como pioneira no restabelecimento de áreas florestais.
As bagas só devem ser consumidas maduras (pretas).

Sem comentários:

Enviar um comentário