sábado, 18 de maio de 2013

PILRITEIRO OU ESPINHEIRO-ALVAR


NOME CIENTÍFICO: Crataegus monogyna Jacq.

Caraterísticas Gerais:

Arbusto ou pequena árvore que normalmente atinge cerca de 3 a 4 metros de altura. De copa arredondada, com ramos providos de espinhos longos e aguçados, dispostos nas axilas das folhas. O seu tronco é liso e acinzentado que se torna progressivamente mais fendido.
Quanto às suas folhas, estas são simples, alternas, com 4 a 5 centímetros de comprimento, arredondadas, verde-escuras na página superior, claras e baças na página inferior, com tufos de pelos brancos nas axilas das nervuras.

ÉPOCA DE Floração:

De março a junho.

FRUTO:

Pequeno e arredondado, vermelho brilhante a castanho avermelhado – os pilritos.  

Habitat:

Arbusto espontâneo, que ocorre em matagais e bosques comum em diversos tipos de solo, indiferente ao pH, preferindo solos soltos, frescos e húmidos.

Distribuição:

Quase toda a Europa, norte de África e Ásia. Ocupa todo o território português.

Aplicações:

Com interesse ornamental. Em certos países os frutos são usados na preparação de bebidas alcoólicas. Pode ser usado como porta-enxerto de pereira. Utiliza-se para formar sebes espinhosas, resistindo bem às podas. Recomendada para zonas urbanas poluídas e zonas litorais.

Curiosidades:

Suporta a poluição atmosférica. É uma importante fonte de alimento para larvas de muitas espécies de lepidópteros ( insetos que passam por metamorfoses – borboletas). Existem mais de 140 espécies de insetos associados à árvore.
Pode atingir os 500 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário