sábado, 18 de maio de 2013

PINHEIRO BRAVO


NOME CIENTÍFICO: Pinus pinaster Sol. in Aiton.

Caraterísticas Gerais:
O Pinheiro Bravo pode atingir uma altura de 40 metros. De copa piramidal nas árvores jovens e arredonda nas adultas. O seu tronco é coberto por casca espessa, castanho-avermelhada e profundamente fendida.
As suas folhas são persistentes, em forma de agulhas agrupadas aos pares, com 10 a 20 cm de comprimento.

ÉPOCA DE Floração:

De Fevereiro a Março.

FRUTO:

Pinhas ou cones, com 8 a 22 cm de comprimento por 5 a 8 cm de largura, simétricas ou quase simétricas, são castanhas claras e brilhantes quando maduras. Amadurecem no final do verão do segundo ano e libertam numerosas sementes com uma asa, vulgarmente designada por pinhão.

Habitat:

Prefere zonas chuvosas, solos soltos e arenosos.

Distribuição:

Em Portugal encontra-se no Norte e Centro, penetrando desde até Trás-os-Montes e Beiras e na faixa litoral desde o Minho até á Península Ibérica de Setúbal.

Aplicações:

O Pinheiro Bravo é uma excelente espécie para povoar solos degradados. Produz resina do qual se extrai aguarrás. A sua madeira é utilizada na construção civil, no mobiliário, etc. As suas fibras são de boa qualidade para pasta de papel. É também utilizada para retenção de areias.

Curiosidades:

Fazendo parte da história natural da Península Ibérica, a área de distribuição do Pinheiro-bravo começou a aumentar por intervenção humana a partir dos séculos XII e XIII, principalmente devido à sua utilização na contenção das dunas litorais.

Sem comentários:

Enviar um comentário