sábado, 18 de maio de 2013

EUCALIPTO GL.


NOME CIENTÍFICO: Eucaliptus globulus Labill

Caraterísticas Gerais:

Árvore de grande porte, com uma altura que pode atingir os 70 - 80 m em árvores adultas velhas. De copa mais ou menos ampla e pouco densa.
O tronco é alto e reto se a árvore estiver inserida num povoamento florestal. A casca é lisa, cinzento-acastanhada, que com a idade se torna branca, lisa e destacável em tiras longitudinais.
No que respeita às folhas, estas são persistentes e têm forma e aspeto diferente, conforme a árvore está numa fase de crescimento juvenil ou adulta. As folhas juvenis são sésseis, de forma ovada, cor glauca (cinzento-prateada) e com inserção, no ramo, oposta. As folhas adultas são alternadas, longas e em forma de foice ou lanceoladas, tendo um pecíolo comprido e cor verde brilhante. As flores são grandes, sésseis e de cor branca.

ÉPOCA DE Floração:

Outono e inverno.

FRUTO:

Os frutos são pseudo-cápsulas que contêm grande quantidade de minúsculas sementes.

Habitat:

Preferência por solos pouco húmidos mas bem drenados

Distribuição:

Adapta-se ao clima oceânico húmido e suave, não suportando as fortes geadas. É cultivado em quase todo o país.

Aplicações:

Devido ao rápido crescimento e qualidade das fibras da madeira, é muito utilizado na indústria da pasta de papel. As folhas possuem glândulas que libertam o eucaliptol, de propriedades balsâmicas e antissépticas, utilizado no tratamento de bronquites e catarro, através de infusões e inalações.   

Curiosidades:

Existem em todo o mundo cerca de 600 espécies diferentes de eucalipto. Esta que predomina em Portugal é originária da Tasmânia e Austrália.

Sem comentários:

Enviar um comentário