sábado, 18 de maio de 2013

FIGUEIRA


NOME CIENTÍFICO: Ficus carica L.

Caraterísticas Gerais:

Pode atingir 6 a 8 metros de altura, de copa baixa e ampla. O seu tronco é revestido por uma casca lisa, de cor cinzento claro com manchas mais escuras. Apresenta folhas caducas de cor verde (claro a escuro) e recortadas, tendo entre três e sete lobos.

ÉPOCA DE Floração:

De junho a setembro.

FRUTO:

O figo, de estrutura carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada/roxa.

Habitat:

Comum nas margens e leitos de cursos de água com afloramentos rochosos e em terrenos de cultivo que foram abandonados há algum tempo, permitindo o desenvolvimento de um coberto dominado por gramíneas, plantas anuais e algum mato. Resistente a condições adversas de crescimento.

Distribuição:

É cultivada em todo o Sul da Europa, ocorrendo no entanto em zonas mais a Norte.

Aplicações:

O figo fresco é um fruto que pode ser ingerido (por quem gosta), estando associado ao combate da expetoração. Este fruto é muito energético, ajuda na formação de ossos e no combate à fadiga mental. Auxilia também em doenças de fígado e vesícula. As suas sementes têm um efeito laxante. A seiva (líquido esbranquiçado) proveniente do figo, é utilizada no tratamento de verrugas/calos, parecendo ser bastante eficaz, segundo relatos populares de quem já o utilizou para este fim. Há ainda quem recorra às folhas de figueira cozidas para aliviar dores de estômago.

Curiosidades:

Trata-se de uma espécie oriunda da Ásia, Península Ibérica e Península Balcânica e é cultivada pelo seu fruto, que pode ser comido fresco e seco. Fica a sugestão de degustar noz envolvida em figo seco (para muitos, um verdadeiro gourmet).
Na antiguidade as figueiras eram plantadas em todas as civilizações do mediterrâneo. A vantagem deste fruto é que o figo poderia secar e conservar-   -se durante muito tempo e continuava a ser comestível.
O figo é também um alimento venerado por muitas civilizações: para os judeus é um fruto sagrado e faz parte dos sete alimentos da Terra Prometida; para os maometanos também, pois Maomé jurou por ele no Corão; para os budistas o figo é sagrado, pois o Buda alcançou a sua revelação religiosa debaixo de uma figueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário